A Igreja Presbiteriana do Brasil possui esse nome em razão de sua forma de governo, de cunho parlamentar. A administração das igrejas locais é realizada por um Conselho, formado por Presbíteros Docentes (os pastores) e Presbíteros Regentes (demais presbíteros). Eleitos regularmente pela Assembleia Geral (constituída por todos os membros da comunidade local), o Conselho da Igreja encontra-se sob a jurisdição de um outro concílio, o Presbitério (constituído pelos pastores e representantes leigos das igrejas de uma determinada área geográfica). Por sua vez, o Presbitério encontra-se sob o guarda-chuva de um concílio superior, o Sínodo(formado por três ou mais presbitérios de uma região) e todos eles – Conselhos, Presbitérios e Sínodos -, estão sob a jurisdição da instância máxima da Igreja Presbiteriana do Brasil, o seu Supremo Concílio.
Pela boa mão e vontade de Deus e por meio de homens e mulheres fiéis ao Senhor, o trabalho presbiteriano na cidade foi iniciado em 19 de outubro de 1975, na travessa D, nº 02, no conjunto residencial Marita Neves, na residência do irmão Francisco Chaves de Souza. Estavam presentes naquele dia 29 pessoas para a realização do 1º Culto de Adoração ao Senhor. A 1ª Escola Dominical realizou-se no dia 26 de outubro, com a presença de 18 crianças e 12 adultos. Com boa frequência, em janeiro de 1976, foi alugada uma casa, no mesmo bairro, na travessa D, nº 18, que logo ficou pequena para os frequentadores.
Em maio daquele mesmo ano de 1976, alugou-se então um salão na Rodovia BR-316, nº 1270, já no centro da cidade. Naquele mês o trabalho foi recebido oficialmente pelo então Presbitério Pará/Amapá (PRAP), como Congregação Presbiterial, sendo arrolados 14 adultos e 26 crianças e adolescentes.
A liderança foi assumida pelo Rev. Severino Lyra. Foi organizada como igreja em 14 de junho de 1981, com 58 membros entre comungantes e não - comungantes.
Assim, há mais de 40 anos, era fundada nossa amada IPA que, para glória de Deus, continua até os dias de hoje perseverando em comunhão e pregando o evangelho das Sagradas Escrituras!
Ao longo desses anos, a IPB Ananindeua também tem atuado fortemente na frente de missões, contribuindo financeira e espiritualmente com o sustento de missionários pelo Brasil e pelo mundo.
Louvamos a Deus por essa fiel igreja. Louvamos a Deus pelos servos incansáveis, que iniciaram essa obra tão nobre e perene há muitos anos e que nos legaram essa missão, a mais importante missão de nossas vidas: anunciar a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador! Louvamos a Deus por cada membro e família que atualmente segue colocando as mãos no arado e contribuindo para o avanço do Reino de Deus na cidade de Ananindeua.
Que esse breve relato da nossa história preencha nosso coração de gratidão a Deus e nos impulsione, ainda mais, a pregar as boas novas de salvação em cada canto da cidade de Ananindeua e em todo o mundo!
Faça parte desta família da fé! Faça-nos uma visita!
Missão
Pregar o evangelho com compromisso e seriedade, acolher e batizar os convertidos que, pela fé, se achegarem à nossa comunidade, e capacitar e educar os discípulos de Cristo acerca das verdades do Reino de Deus, conforme determina Mateus 28.18-20.
Visão
Por meio do direcionamento à unidade em Cristo, somos um só rebanho e temos um só Pastor, Cristo Jesus. Nesse sentido, a IPA tem o objetivo de Buscar, Abraçar, Alimentar e Capacitar pessoas a conhecerem e amarem a Jesus, cumprindo assim os mandamentos de Deus de amá-Lo acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22.36-39), anunciando o evangelho de Jesus Cristo para a cidade de Ananindeua e a todos, em todos os cantos do mundo, que puderem ouvir as boas novas de salvação.
Valores
A Igreja Presbiteriana de Ananindeua é uma igreja cristã, protestante e reformada:
CRISTÃ, porque pertencente à tradição da comunidade de fé que remonta aos discípulos do Novo testamento, que estiveram temporalmente junto com Jesus e perceberam nEle – e assim O confessaram – como o Cristo, o Filho de Deus.
PROTESTANTE, porque remonta à Reforma religiosa do século XVI, época em que, diante dos desvios e degeneração da Igreja no período medieval, foi desencadeado um processo de volta às origens simples e corretas da primeira cristandade.
REFORMADA, porque dentre as diferentes expressões em que se manifestou o movimento protestante, a Igreja Presbiteriana é herdeira da Reforma calvinista – em contraste com a luterana, a anglicana e a anabatista. A tradição calvinista, é também chamada, de tradição reformada.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem